Pragas e Doenças: como reconhecer

Gabi Pastro, especialista em ervas e especiarias

Às vezes, deparamo-nos com nossas plantas infectadas por doenças e pragas que nem ao mesmo conhecemos. Mas porque será que elas aparecem?

A presença de qualquer praga ou doença nas plantas é resultado de um desequilíbrio ecológico no sistema que a planta está inserida. Pode ser um desequilíbrio nutricional, térmico, por excesso ou escassez de água e/ou insolação inadequada. Como já dissemos antes nos posts Nossa Horta no Verão I: pragas e doenças e Nossa Horta no Verão II: animais benéficos, uma horta saudável, provavelmente, não apresentará infestações.

Neste post, selecionamos as pragas e doenças mais comuns para ajudar vocês a identificarem o que está atacando suas plantas.

Mas o que são e quais são as pragas?

São vários tipos de animais, micro ou macro, que causam grandes danos as nossas plantas ao se alimentarem delas. Alguns exemplos: ácaros, pulgões, cochonilhas, lesmas, caracóis, nematóides, lagartas, tripes, entre outros.

Ácaros: pequenos aracnídeos (praticamente invisíveis a olho nu) que se alojam na parte inferior da folha (de tão pequenos parecem só pontinhos pretos ou vermelhos). Ambientes quentes e secos propiciam o surgimento desta praga. Sua presença pode ser detectada pelo aparecimento de uma teia fina, além de manchas brancas no lado superior das folhas. As folhas atacadas enrolam-se, chegando a secar.

Ácaros ©Sabor de Fazenda

Ácaros ©Sabor de Fazenda

Besouros e percevejos: insetos das mais variadas formas, tamanhos e cores. Deixam buracos arredondados nas folhas, flores e caules.

Besouro ©Sabor de Fazenda

Percevejo ©Sabor de Fazenda

Cigarrinhas: estes pequenos insetos, de cores variadas, sugam a seiva da planta e injetam toxinas que causam o amarelecimento e encurvamento das folhas mais velhas. Quando intensamente atacadas, as folhas tornam-se rugosas e caem precocemente, afetando o desenvolvimento da planta.

Cigarrinha ©Sabor de Fazenda

Cigarrinha ©Sabor de Fazenda

Cochonilhas: são insetos sugadores que formam pequenos aglomerados, podem ser de coloração branca ou avermelhada. Alojam-se nas hastes e nas nervuras das folhas, de onde sugam a seiva. Existem dois tipos de cochonilhas: a cochonilha-sem-escama e a cochonilha-com-escama (ou cochonilha-de-carapaça), qual tem uma aparência de verrugas.

Cochonilhas com escama (direita) e cochonilha sem escama (esquerda) ©Sabor de Fazenda

Cochonilhas com escama (esquerda) e cochonilhas sem escama (direita) ©Sabor de Fazenda

Formigas: as mais comuns nas hortas são as cortadeiras, quais fazem um grande estrago. Elas cortam as folhas e levam para o formigueiro. A presença de formigas em plantas com cochonilhas e pulgões é muito comum.

Formigas e cochonilhas ©Sabor de Fazenda

Formigas e cochonilhas ©Sabor de Fazenda

Lagartas: são insetos mastigadores, quais são a fase larval das borboletas e mariposas. Sua presença pode ser notada pelo surgimento de excreção verde ou preta sobre as folhas.

Lagartas  ©Sabor de Fazenda

Lagartas ©Sabor de Fazenda

Larva minadora: inseto que se desenvolve dentro do tecido da folha, formando galerias. Ocorre principalmente no período mais seco, quase sumindo nos períodos mais úmidos.

Larva minadora ©Sabor de Fazenda

Larva minadora ©Sabor de Fazenda

Lesmas e caracóis: moluscos rapadores que devoram as folhas durante a noite. Durante o dia estes animais ficam abrigados em locais úmidos e sombreados. Estão presentes em hortas muito úmidas.

Lesma  ©Sabor de Fazenda

Lesma ©Sabor de Fazenda

Nematóides: vermes microscópicos, incolores ou esbranquiçados. Sua presença é detectada quando a planta murcha repentinamente. Eles se alimentam das raízes, caules e folhas, sugando suas seivas.

Pulgões: insetos sugadores, podendo ser pretos, marrons, cinzas ou verdes. Alojam-se nas folhas mais tenras, brotos e caules, sugando a seiva e deixando as folhas amareladas e enrugadas.

Pulgões ©Sabor de Fazenda

Pulgões ©Sabor de Fazenda

E quais são as doenças que podem atingir minha horta?

As doenças são causadas por microrganismos (vírus, bactérias e fungos), sendo invisíveis a olho nu. São mais raras de aparecerem na horta, porém são difíceis de serem tratadas, por isto, a melhor forma é a prevenção.

Ferrugem: é causada por fungos, quais deixam manchas na região inferior das folhas. A coloração varia de pardo a laranja-avermelhado. Geralmente, aparecem em locais com muita umidade. A aparência é realmente de ferrugem.

Podridão por fungos: atacam caules, deixando as partes atacadas ressecadas e escurecidas, úmidas em excesso e com manchas pretas. Geralmente, levam a planta à morte. O principal fator atrativo dos fungos é o solo extremamente úmido.

Fungo ©Sabor de Fazenda

Fungo ©Sabor de Fazenda

Mancha bacteriana: causam manchas pretas e secas, formadas por tecido morto. Não existe maneira de eliminar esta infecção, por isto, ao se constatar sua presença a planta deve ser retirada.

Importante: em caso de replantio de uma muda atacada por infecções não devemos reutilizar sua terra, ela deve ser descartada. Para evitar a proliferação das pragas e doenças em sua horta, sempre depois que podar uma planta molhe a ferramenta de poda em água com um pouco de água sanitária, assim ao podar a planta seguinte você não corre o risco de infectá-la com a doença ou praga da planta anterior.

Algumas plantas que valem a pena termos plantadas, pois ajudam a manter pragas e doenças longe da horta: tagete ou cravo-de-defunto, calêndula, arruda e hortelã. Veja neste post outras dicas de controle de pragas e doenças: Nossa Horta no Verão I: pragas e doenças.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em dúvidas, doenças, pragas e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

211 respostas para Pragas e Doenças: como reconhecer

  1. Gilson Francisco Lucas disse:

    Apareceu no pé de pocam, tipo larva do tamanho de um meio feijão partido ao meio de cor preto, deixa a folha enrugada,quando desgrudada da folha tem um tipo de farinha. O que pode ser.

    Obrigado

  2. Edgard disse:

    Bom dia,tenho um canteiro de salsinha e começou a esbranquiçar começando pelas bordas da folha até atingir a folha inteira que acaba secando.
    O que devo fazer?

  3. Lucy disse:

    Ola! Não sei se podemos comer, as folhas sã verduras quando tem uns buracos redondo. Reponde me pf. Obrigada.

  4. Minha primavera esta com folhas miudas e algumas amarelas e com com flores , mas ouve um tempestade cmo vento derrubou elas era, que alguma coisa aconteceu

  5. Cris Nascimento disse:

    Boa noite. Meu pé de pitanga deu as primeiras frutas saudaveis, na mesma semana já nasceu a pitanga murcha, e as folhas estão murchas tbm, mas verde, o que pode estar acontecendo?

  6. Douglas disse:

    Bom dia tudo que eu planto aqui em casa vai um inseto e come as folhas toda e so deixa o talo oq eu fasso

  7. Olivio disse:

    Ola bom dia
    Eu tenho um pé de maracuja no quintal esta lindo so que agora começou aparecer folhas com manchas brancas o que devo fazer para combater?

  8. Luiz Carlos Francia disse:

    Ola! Eu tenho um pé de limão galego no jardim, a uns dez anos. Recentemente, começou a aparecer um pequeno inseto preto, que ataca as folhas, deixando as meio enrugadas e os frutos caem antes de totalmente formados. O inseto também entram em casa e picam as pessoas. Eu gostaria de saber o que é e como exterminar. Grato, Luiz Francia.

  9. elzavl.lopes@.gmail.com disse:

    tenho uma palmeira em casa e esta como umas camadas pretas nas folhas conhecida como fumagina, por favor tem algum metodo natural para combater essa praga?

  10. Rita Luziet disse:

    Bom dia!

    Eu planto limao siciliano e em algumas árvores ( estao com 1 ano de
    Idade), está aparecendo uma mancha marrom, como se tivesse queimada do sol, e a planta está perdendo força e as folhas estao nascendo enroladas, nao vejo o pulgao, e por isso nao sei como tratar.
    Meu hortelã estava maravilhoso, e desde a semana passada começou a secar as folhas e galhos, ele estava lindo e do nada parece que está morrendo.
    Podem me ajudar?

  11. Emidioa.ribeiro@gmail.com Miriancarneiro disse:

    O meu pe de mangericao esta com raiz preta, e so tem pouco mais de um mes. o que devo fazer?

  12. lisiara dias disse:

    Oi minha plantaçao de mostarda esta com as folhas acinzentadas , como se fosse uma poeira cinza , o que faço ?

  13. Jessé disse:

    Tenho uma pantassao de rucula agora comessou a dar manchas brancas nas folhas o que pode ser e como tratar

  14. Guilherme disse:

    Tenho um pé erva cidreira q mas folhas nascem caroços e dentro tem umas largatinha bem pequenas .o q fazer para a erva cidreira obg.

  15. Fabiana Moreira disse:

    Olá! Tenho um vaso de melissa que estava lindo e verdinho mas ultimamente está ficando com as folhas amareladas….sempre deixo a meia sombra e rego regularmente. Será que está morrendo?

    • Olá, Fabiana. O problema deve estar sendo este, a melissa fica mais forte quando cultivada sob sol pleno, pelo menos 4 horas de sol direto, e com rega moderada. O excesso de água pode matar a planta. Abraços, Gabi

  16. TENHO UMS PES DE PIMEMTAS E AMTES DE DAR FRUTOS COMESO A EMRUGA AS FOLHAS QUE DEVO FASE POIS ESTAVA MUITO LINDAS

  17. Daniel disse:

    Eu tenho uma muda de guaranazeiro que sempre aparecem pequenas manchas amarelas,não são manchas secas nem nada parece até que são da própria folha,o que será isso?

  18. Minha erva cidreira esta com larva miradoura oque devo fazer?

  19. izabel disse:

    minhas fruteiras começa secando as folhas até morrer , não seu o q fazer todas minhas fruteiras estão morrendo disso (são fruteiras pequenas ainda não produz)

  20. Rose disse:

    Olá tenho uma capim cidreira ela está infestada por uns bichinhos e amarelada. O que devo fazer??

  21. Jair Costa disse:

    Meu pé de hortelã da folha miuda está ficando com os galhos pelados o que eu fasso ?

  22. Alice disse:

    Olá, tudo bem? Tenho uma horta caseira e hoje percebi que a salsinha está com uma penumbra branca. Quando eu balanço parece q sai um pozinho. Você tem alguma ideia do que pode ser? Muito obrigada!

    • Olá, Alice. Tudo bom? Pode ser fungo. Dê uma verificada na terra, se ela estiver muito úmida, controle a rega. Você pode colocá-la em local que bata mais sol do que ela está agora. Abraços, Gabriela.

  23. Silvana disse:

    Apareceu uns bichinhos pretos e pequeninos na salsinha, as pontas estão ficando secas rapidamente. Rego todos os dias e ela pega o sol da tarde toda!! O Q são esses bichinhos!? Pq estão ficando com as pontas secas!?

  24. Camila disse:

    Olá tenha uma pequena horta e no pé de manjericão estão aparecendo essa larva minadora. O q faço para combater? Agradeço desde já.

    • Camila, tudo bom? Você pode fazer uma poda nestas folhas atacadas e aplicar adubo líquido de composteira nas folhas. Se não resolver, aplique óleo de nim semanalmente por 4 semanas. Abraços, Gabriela.

  25. Silvana disse:

    Comecei uma horta vertical não faz 15 dias, e a salsinha tem algumas folhas Q estão ficando amareladas, tem folhinhas novas nascendo, pq elas estão ficando amareladas!?

    • Silvana, tudo bom? Me parece excesso de água e falta de sol. Dê uma olhada nestes fatores. Abraços, Gabriela.

      • Silvana disse:

        A minha tb está da mesma maneira!!
        A terra não tem excesso de água, pois no final da tarde ela até parece estar seca, de pegar e parecer esfarelar. Meu jardim está na varanda e pega o sol da tarde todinha!! Pq ela está assim!?

  26. sueli leite leandro disse:

    Olá!!
    tenho um pé de laranja e as folhas estão toda preta, parece uma fuligem. O que pode ser?
    Obrigada

    • Olá, Sueli. Provavelmente é fumagina, resultante do ataque de algum inseto sugador. Indico de você aplique óleo de nim ou calda de pimenta e alho por 4 semanas, uma vez na semana. Aplique estes inseticidas embaixo das folhas de todo o pé. Também dê uma adubada com torta de nim, assim você fortalecerá a planta. Abraços, Gabriela.

  27. Zelia disse:

    Ola cultivo cebolinhas e pela segunda vez aparecem todas cortadas oq é e oq fazer..
    Obrigada

  28. Rafaella disse:

    Olá! Tenho uma areca bambu, e ela está com pintinhas marrom no caule e nas folhas. Ao passar a unha, essas pintinhas saem. Não tem aparência de ser um bicho, mas está se alastrando cada vez mais. O que pode ser?

    Elas está em um vaso com apenas terra vegetal. Seria interessante misturar um pouco de areia?

  29. Rafaella disse:

    tenho uma areca bambu que está com pontinho redondinho no caule e nas folhas. Apresentam coloração marrom, e ao passar a unha, eles saem. Não tem aparência de bichos. Não consigo identeficar. O que pode ser?

  30. Lorena disse:

    Olá,

    Tenho um tomilho plantado em vaso que está com a superfície das folhas com manchas brancas, mas a parte inferior das folhas não apresenta nenhuma mancha. O mesmo está acontecendo com o hortelã, salsinha e manjericão. Como posso tratar?

  31. Maga disse:

    O que pode ser manchas pretas nas folhas do pé de limão?
    Tenho um pezinho de limão e as folhas depois que nascem ficam com uma fuligem preta, como se fosse sujeira…

  32. Maga disse:

    Boa tarde!
    Tenho um pezinho de limão e estou reparando que as folhas nascem verdinhas, mas vão ficando com uma fuligem preta. e o pé não consegue crescer! O que pode ser?

  33. Vara klinkowski disse:

    Adoro hortelã e manjericão, mas não tenho sorte, estava maravilhosa, agora tem uns bichinhos q parecem formigas brancas e o manjericão a folha fica manchada atrás e seca, da vontade chorar.

  34. Alexandra disse:

    ola,tenho uma estufa de troncos de cogumelos shiitake biológica ,apareceu-me um piolho preto minúsculo ,ele aparecessem onde os troncos estão sobreposto porque esta húmido e aparecem bastantes juntos e ao arredor deles tem uma lascas pequenas e finas brancas,ja dei por 2 vezes a calda de bioninja f,e realmente eles quase desapareceram mas de repente voltam aparecer,eu acho que não é eficaz ,será que me podia ajudar?

  35. Maria de Lourdes A,J,Titotto disse:

    Achei muito legal suas orientações e gostaria de perguntar sobre primavera em vaso, porque as folhas estão enrugadas?

  36. Fernanda disse:

    Olá ! Parabéns pelo blog. Comprei recentemente um vaso de Melissa e hoje quando fui passá-la para outro vaso encontrei uma larva enorme , viva e branca na terra. Retirei , plantei com uma terra nova mas além disso notei diversos insetos minúsculos brancos. O Q devo fazer ? Obrigada

    • Olá, Fernanda. Tudo bom? Provavelmente é mosca branca, uma praga comum. Você pode aplicar óleo de nim semanalmente durante 4 semanas e adubar com torta de nim. Atenciosamente, Gabriela.

      • SHEILA BECKER disse:

        Olá Gabriela. Sou extensionista e recentemente me deparei com uma plantação de goiabeiras cheia de uma espuma branca consistente que protegem vários ovinhos amarelos. Pesquisei na internet sobre a mosca branca, ainda não tenho certeza se é pois está muito infestado porém não vejo as moscas e a espuma é mais consistente que as que aparecem nas fotos na internet. Você poderia me ajudar? Se for a mosca branca mesmo, só usar o nim é suficiente? Estão acabando com a plantação.
        Att..

      • Bom dia, Sheila. Tudo bom? Provavelmente é mosca branca ou cochonilha. Você consegue me enviar uma foto no cultivo@sabordefazenda.com.br? Assim consigo te ajudar melhor. Abraços.

  37. Luciano disse:

    Boa Tarde.
    Meu pe de manjericão esta muito bonito mas ha tempos venho percebendo que um pequeno inseto esta em guerra comigo. É um pequeno inseto do tamanho de um grão de arroz e os mais novos são verdinhos e os mais velhos são da cor palha. Eles parecem que espirram uma gosma que cai nas folhas do manjericão e elas ficam grudentas. parecem que eles vumitam e essa coisa vai caindo sobre as folhas deixando elas bem gosmentas. Ja reparei que onde ha umka concentração da gosma, ela vira uma bolinha pequena como se fosse uma gota e dai ela agarra na normalmente no caule, seca, fica preta e dai nasce alguma coisa que suspeito ser mais um inseto. Ja matei alguns aqui em casa mas a guerra é diaria pois todos os dias de manha vou ver e tem algumas folhas com essa gosma. nAlguem sabe o que é e como elimina-la?

    • Olá, Luciano. Tudo bom? Para podermos te ajudar melhor nos mande uma foto do seu manjericão e destas pragas para nosso e-mail (cultivo@sabordefazenda.com.br). Atenciosamente, Gabriela.

      • Luciano disse:

        Gabriela a foto eu vou mandar mas o inseto, é dificil pra achar. Fiz uma experiencia de abraçar o pe de manjericão quando tem muito sol e como ele fica perto da cortina, por duas vezes o inseto voou para a cortina e voltou sei la pra onde mas estou conseguindo perturba-lo abraçando o pe e não tenho visto as folhas gosmentas, Assim que acha-lo vou prende-lo num vidro e te mando uma foto. Muito Obrigado

  38. Gláucia Dell Monica disse:

    Olá Gabriela! Tenho um pé de manjericão que, de repente, as folhas começaram a cair e o caule na extremidade inferior começou a escurecer. Li alguns artigos a respeito e o que encontrei é que pode ser uma praga que ataca a raiz. O que posso fazer? Será que utilizando torta de neem conseguiria resolver?

    Obrigada

    • Olá, Gláucia. Geralmente, este é um sinal de excesso de água. Não deixe sempre a terra muito úmida, isto faz a planta definhar. Se isto não estiver acontecendo, você pode borrifar semanalmente óleo de nim nas raízes. Por 3 semanas. Atenciosamente, Gabriela

  39. Marcos disse:

    Caros, parabéns pelo blog.
    Tenho um pé de manjericão em casa, num vaso, e apareceram nas folhas algumas manchas negras, e algumas folhas já caíram.
    Parece que é larva minadora, o que posso fazer?
    Não queria deixá-lo morrer.
    Abraços.
    Marcos – Guarulhos/SP

    • Olá, Marcos. Tudo bom? Ficamos felizes que tenha gostado do blog. Se for larva minadora, você pode fazer uma poda nas partes mais atacadas e aplicar óleo de nim semanalmente por pelo menos 4 semanas. Atenciosamente, Gabriela.

  40. Patricia da Silva Galao disse:

    Eu acredito que meu pé de manjericão está com pulgões, pois as folhas estão amareladas e o caule cheio de pontinhos pretos. É o caule tbm está ficando escuro. Ou eu posso fazer para salvá-lo? Aguardo sua resposta e agradeço desde já.

    • Olá, Patricia. Se for pulgões, você pode passar um paninho úmido com sabão para tirá-los e depois aplicar óleo de nim (semanalmente por pelo menos 4 semanas). Porém pode ser também excesso de água, as folhas amarelas e o caule escuro são sinais disto. Atenciosamente, Gabriela.

  41. Sérgio disse:

    Primeiro gostaria de parabenizar pelo blog.
    Meu problema é igual da Sra. Marcia Mendonça, o pé de mangericão aparece sempre com as pontas dos galhos cortados e não consigo encontrar o que esta fazendo isso. Qual foi a solução passada para Marcia Mendonça.
    Obrigado

  42. Karen disse:

    Olá, tenho uma pequena horta e, ultimamente, as sementes mal germinam e as mudinhas vão desaparecendo dia após dia até não restar nada. Podem ser lesmas? O que devo fazer?

    • Olá, Karen. Tudo bom? Podem ser diversos fatores e pragas. Pode ser lesma, mas também lagarta. O fator mais atrativo da lesma é a umidade, então veja se a terra não está excessivamente úmida e pouco afofada. As lesmas aparecem de noite, não dê uma olhada na sua horta a noite. Se for lesma, você pode embeber uma estopa em leite ou cerveja e colocar perto da horta. Isto atrairá elas, assim basta pegá-las e colocá-las longe da horta. Atenciosamente, Gabriela.

      • Karen disse:

        Obrigada, Gabriela! Mesmo nos canteiros novos e mais secos isso tem acontecido. Tenho notado que as folhinhas e as mudas mais novas às vezes aparecem cortadas, um corte preciso. Isso não acontece com os tomateiros. Não me parecem ser formigas também. Borrifar uma solução de fumo ajudaria em algo?

  43. Luiza sôlha disse:

    Meu pé de manjericão está com manchas amarelas,acho que é “larva minadora”.
    O que façoo para acabar com ela?
    Obrigada

    • Você primeiro pode fazer uma boa poda, eliminando as folhas infectadas, porém pode normalmente acima dos nós, não tire apenas as folhas com a praga. Após isto, aplique óleo de nim semanalmente por pelo menos 4 semana. Atenciosamente, Gabriela.

  44. Teresinha Baggio de Campos disse:

    meu pé de pitanga, está com umas verrugas nas folhas tanto na frente como na parte de traz, vcs saberiam me dizer o q é,obrigada.

    • Olá, Terezinha. Tudo bom? Provavelmente é cochonilha de carapaça. Você pode fazer um controle com óleo de nim duas vezes na semana por duas semanas, depois uma vez por semana e cessa quando a praga desaparecer. Se desejar, faça uma catação manual para acelerar o processo. Atenciosamente.

  45. Jakline Santana disse:

    Oi. Meu pé de louro está com uma sujeira nas folhas, estão pretas e alguns bichinhos na parte de trás das folhas.
    Por favor me indique algumas sugestões para acabar com isso.
    Obrigada.

  46. Anni disse:

    Olá, as conchonilhas podem ter casca marrom avermelhado? meu manjericao esta secando cheio desse bichinhos no caule.. por dentro eles sao brancos.

  47. Marcia Mendonça disse:

    Olá! Adorei este blog, eu procurava por um post assim há muito tempo, obrigada! Só que não consegui identificar a praga que está afetando meu manjericão: Ele aparece todos os dias com as pontinhas “cortadas” parece que alguém passou ali e cortou com tesoura, estão ficando “pelados” sem folhas já. Não consegui encontrar a “criatura” para catação manual. Alguém já viu algo assim? Obrigada!

  48. Roseli disse:

    Ganhei um vaso de hortelã há uma semana e e as folhas secaram completamente. Vi uma pequena larva.

  49. Vanielle sisconeto disse:

    Estou com a larva minadora em meus hortelãs e manjericão. Moro em. Cabo Frio, RJ.
    Uso na terra deles terra de minhocário e po de xaxins. O que posso fazer para acabar com essa praga? Me ajudem, por favor.

  50. Fabio Morais disse:

    Adorei seu Blog. Brevemente estarei estreando um blog sobre agricultura orgânica. Convido a conhecer minha fanpage Vida Agroecologia no Facebook.

    ps: observei que houve um engano na imagem sobre besouro, na verdade é um percevejo que pelo tamanho pode ser um percevejo predador.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.