Dicas simples: como deixar a terra do vaso (ou canteiro) fofinha

Olá, pessoal! Semana passada, falamos sobre como preparar a terra para fazer o plantio/transplante e a adubação e hoje vamos dar algumas dicas bem simples que melhoram a qualidade física do solo da nossa horta já estabelecida.

Se quando você rega a água escoa para fora do vaso ou demora muito para adentrar na terra (um sinal de solo muito argiloso), este post é para você 🙂

Não são somente as plantas que precisam de cuidados frequentes, mas o solo também! O mal mais comum que assola vasos e canteiros é…a terra muito compactada! Mas você não está sozinho, o solo brasileiro é tipicamente argiloso, portanto a probabilidade de ter que lidar com este problema é alta. Em uma terra extremamente dura as raízes das plantas não conseguem crescer e a planta não se desenvolve, elas atrofiam. Por isto, existem cuidados básicos que podemos realizar para minimizar estes danos:

  • Afofe a terra periodicamente: com o tempo, as regas e o pisoteamento (em caso de canteiros), a terra vai se tornando cada vez mais dura, por isto afofar é essencial! Mas como fazer? Se estivermos falando de vasos e jardineiras, ou seja, pequenos espaços, podemos usar um ancinho pequeno ou até mesmo o cabo de uma colher. Para espaços maiores, como canteiros, utilize um ancinho grande ou uma enxada. Este afofamento é feito somente na camada mais superficial do solo, em torno de 10 cm de profundidade, que é a região que fica mais dura. Tome cuidado para não afetar as raízes, por isto não aprofunde muito o afofamento e tome certa distância do caule da planta. O processo fica mais fácil quando a terra não está encharcada.
  • Melhore a drenagem do solo: no período pré-plantio podemos evitar a compactação através da melhora da drenagem. Para isto, adicione um pouco de areia durante o preparo do solo, porém depois que este solo já estiver pronto e produzindo podemos minimizar o problema adicionando composto orgânico ou húmus de minhoca (ou vermicomposto). A maioria já conhece os benefícios destes insumos na adubação, fornecendo principalmente nitrogênio (N), porém eles também são considerados condicionadores do solo, ou seja, aumentam a porosidade e permeabilidade do solo. Portanto, a cada 40 dias invista em algum destes insumos para o solo de sua horta, mas cuidado para não exagerar! Esfagno e vermiculita também melhoram a qualidade física do solo, porém não ajudam na qualidade química (adubação), como o húmus e o composto.
  • Atenção à rega: vocês acreditam que a rega errada pode compactar o solo!? A rega de mangueira de pressão e à grande distância do solo são os fatores mais responsáveis por compactar o solo das hortas caseiras. Quando as gotas de água caem no solo elas acabam pressionando e compactando as partículas do solo e isto se intensifica quando molhamos as plantas à distância. Como fazer, então? Basta utilizarmos um regador ou a mangueira com baixa pressão bem próximo à terra, praticamente encostando no solo, assim como fazer uma rega moderada, sem encharcar. Então a chuva também ajuda nesta compactação? Sim! E para minimizar isto, utilize cobertura vegetal seca (como folhas secas, palha de aveia e/ou de alfafa), principalmente em canteiros que dão muito mais trabalho para corrigir o problema do que os vasos. Esta matéria seca também protege o solo contra as altas temperaturas que também endurecem a terra. A querida Ana Primavesi fala que a temperatura ideal para nosso solo tropical é 25ºC, porém quando desprotegidos podem chegar à 56ºC, sendo que as plantas só conseguem absorver a água até 32ºC, ou seja, proteja-o!
Tomateiro com cobertura morta de palha de aveia ©Sabor de Fazenda

Tomateiro com cobertura morta de palha de aveia ©Sabor de Fazenda

Importante: a falta de rega também pode causar a compactação do solo, como vemos naquelas típicas paisagens desérticas de solo calcário, portanto o equilíbrio é um fator chave!

Todas estas ações melhoram a aeração do solo e permitem que a água escoe, melhorando a estrutura do solo, aumentando o enraizamento e a capacidade de captação de nutrientes pela planta.

Dica para os hortelões estudiosos de plantão…

O livro “Cartilha do Solo” da Ana Primavesi é leitura obrigatória para quem quer ser (ou já é) um trabalhador do solo.

Cartilha do Solo da agrônoma Ana Primavesi

Cartilha do Solo da agrônoma Ana Primavesi

Agora não tem desculpa para deixar o solo compactado, certo!? Ficou alguma dúvida?Escreve para a gente nos comentários abaixo.

Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria, São Paulo
(11) 2631-4915
sabordefazenda@sabordefazenda.com.br
Anúncios

Sobre Sabor de Fazenda

Somos um viveiro orgânico de ervas e temperos situado na Vila Maria, São Paulo. Oferecemos mais de 90 espécies de mudas de ervas e temperos orgânicos e uma série de atividades, como cursos para crianças e adultos, que se encantam ao aprender o valor e os benefícios de cada planta e a delícia de fazer seu próprio jardim de ervas.
Esse post foi publicado em cuidados do solo, dicas simples, drenagem, rega, Sem categoria e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

60 respostas para Dicas simples: como deixar a terra do vaso (ou canteiro) fofinha

  1. Christian disse:

    Vcs comercializam a Torta de Neem? Na minha cidade está difícil de achar.

  2. Maria Benedita dos Santos disse:

    Gostei muito dessa matéria, gostaria de saber o que usar no tomate, quando as folhas ficam meio que queimado, com uma cor cinza e começa a cair

  3. Jenys Bueno disse:

    Olá, fiquei muito contente por ter encontrado este site!!!
    Estou com uma Costela-de-adão há 10 dias bem pequena e hoje notei que na terra está começando a formar uma camada verdinha, como se fosse lodo sabe. Será que estou fazendo algo errado? Tenho várias outras plantas e nunca aconteceu isso, apenas uma Hera que está nascendo cogumelos no vaso. Será que tem perigo delas serem prejudicadas e virem a morrer? Obrigada desde já!!

    • Olá, Jenys. Tudo bom? Fico feliz que tenha nos achado. Esta camada verdinha de musgo não é prejudicial, porém indica que a terra está com excesso de água. Dê uma controlada na rega que ela irá embora. Grande abraço, Gabi

  4. Maria Benedita dos Santos disse:

    Obrigada, ajudou muito com suas dicas, vou usar na minha horta em vasos.

  5. Denise Alves disse:

    Obrigada por me ajudar na descompactação do solo da minha hortinha, um abraço.

  6. Pingback: Dicas simples: como deixar a terra do vaso (ou canteiro) fofinha | Jardinagem

  7. Lídia Souto disse:

    Olá, estou pesquisando para começar minha horta, inicialmente em floreiras, até eu pegar experiencia 🙂 Adorei as dicas do site, mas ainda tenho algumas duvidas, por ex., composto orgânico e húmus de minhoca são a mesma coisa? Já iniciei uma compostagem caseira, mas por enquanto nao tenho minhocas. Posso substituir a areia de construção (que já vi em outros locais que ela pode ser contaminada com fungos e insetinhos) por vermiculita mais granulada? Obrigada.

    • Olá, Lígia. Que bom vê-la neste movimento do cultivo caseiro. Húmus de minhoca e composto orgânico são diferentes, eles apresentam macronutrientes em proporções diferentes. Porém, você pode substituir o uso de um pelo outro. Você pode usar a vermiculita ao invés da areia, sem problemas. Abraços, Gabi.

      • Lídia Souto disse:

        Huummm… então é isso! Acho muito confusa essa terminologia “orgânica” pois desde que estudei química orgânica tudo que tem carbono é orgânico! Logo, não via sentido em diferenciar composto orgânico e húmus como se somente o primeiro fosse de fato orgânico e o húmus não. É a mesma coisa que denominar os alimentos cultivados sem agrotóxicos de orgânicos para diferenciá-los dos que receberam esse tratamento (ou veneno rsrs). Mas por definição da palavra “orgânica” isso não tem lógica, pois o fato de conter agrotóxicos (embora seja muito ruim para nossa saúde e o ambiente) não torna esses alimentos “inorgânicos” como as rochas. Enfim… equívocos semânticos à parte, resta eu me acostumar com essas terminologias, pesquisar bastante e seguir com minha hortinha. Obrigada por responder tão rápido. Abraço 😉

  8. Jaqueline disse:

    Olá!
    Estamos desenvolvendo um projeto de Horta com as crianças na escola. Temos um bom espaço, mas a terra é muito dura e compactada. Gostaríamos de saber se é possível plantar fazendo um canteiro com terra fertil ou se precisa mexer no solo para a planta crescer… Obrigada!

  9. Sueli regina muller disse:

    Bom dia!! O que fazer qdo aparecem as mosquinhas? Existe algum produto para elimina-los? Grata

  10. Henrique disse:

    Olá
    Eu tentei fazer um substrato em casa misturando terra vegetal, terra “de jardim” (bem clarinha) e húmus. Mas ficou muuuuito argiloso… quando rego, fica OK, mas na medida em que a terra vai secando ela fica extremamente dura e compactada. O que devo fazer?
    Se eu reduzo a terra vegetal, melhora, mas fica com pouco materia organica. Será que posso aumentar o húmus? ou o humus também compacta / endurece a terra?

  11. Vania disse:

    Boa noite!
    Comecei a plantar alface, almeirão, rúcula, cenoura, beterraba, e couve.Todos em terra adubada em caixotes grandes. Todos desenvolveram bem e já colhi alguns alfaces e almeirão. Só que surgiu um problema que eu não estou conseguindo controlar, apesar de minhas plantas ficarem dentro de telas,surgiu uma infestação muito grande de uns mosquitinhos pretos. Tenho costume de jogar como prevenção de pragas (dica da EMBRAPA) uma parte de leite para 10 de água. Não sei se foi isso que atraiu os mosquitos ou se já vieram ovos na terra adubada. Estou sem saber o que faço e já está passando para os outros caixotes.Toda vez que vou molhar, muito , mas muito mosquito começa a voar. Por favor o que faço?

    • Vania, tudo bom? Qual a frequência que você afofa a terra? Estes mosquitos adoram terra compactada. Indico que você afofe a terra neste começo a cada 5 dias. Abraços, Gabriela.

    • Christian disse:

      Também tive este mesmo problema ao borrifar o leite diluído em água nas plantas como forma de prevenção de pragas… Virou uma infestação de mosquitos..
      Vc pode borrifar Óleo de Neem no colo das plantas (região de contato do caule com o substrato). Faça isso semanalmente e esses capetinhas vão sumir!!
      Outra ideia é misturar junto ao substrato na parte mais superficial a torta de neem, que além de adubar a terra, serve de repelente e os mosquitos não botam mais os ovos la.

  12. Juliana disse:

    Bom dia, moro em apartamento e tenho várias plantas no vaso, minha mini horta parece estar precisando ser transplantada, pois a terra está compactada.Quando eu plantei , coloquei só terra, alguns estão plantados em panelas de barro, deve replantar com humus, terra vegetal?????

    • Olá, Juliana. Quando você replantar precisará fazer a drenagem (argila, areia e terra) e pode adubar sim com o húmus de minhoca. A terra você pode fazer uma proporção de 1/3 de substrato orgânico, 1/3 de húmus e 1/3 de areia. Abraços, Gabriela

  13. Tania Mara disse:

    Boa Noite!
    Muito esclarecedor este site.
    Pesquiso informações para meus agapantos esmirradinho, o que posso fazer para que fiquem fortalecidos? Moro no RJ estamos no inverno. Devo transplantá-los e colocar húmus de minhoca? Não quero perdê-los.
    Agradeço pela atenção

    • Olá, Tania. Você pode adubar com bokashi ou húmus de minhoca o solo e aplicar nas folhas o adubo líquido proveniente da compostagem, aqui no viveiro usamos a marca Jardim Bonito, ele dá ótimos resultados. Se estiver em vasos, transplante para um maior. E se estiverem em canteiros, mantenha. Abraços, Gabriela.

  14. Teresa disse:

    De Portugal um abraço

  15. SAULO MAURICIO NOGUEIRA MORENO disse:

    Olá
    Gosto de plantàs porém não entendo nada,
    eu tinha uma terra em casa a algum tempo sem planta e sem rega, completamente morta.
    Comprei uma terra adubada e rescolhi mistirar mas não tive mt sucesso pois fui ver no vaso e a terra tá completamente seca!
    Teria alguma forma de resolver esse problema? Ou terei que jo garoto a terra forã?

    Obrigado aguardo ajuda…

    • Olá, Saulo. Tudo bom? Nos mande uma foto do seu vaso, assim podemos ajudar melhor (cultivo@sabordefazenda.com.br), assim consigo te ajudar melhor. Ele fica no sol? Você rega de quanto em quanto tempo? Tem drenagem? Abraços, Gabriela

      • SAULO MAURICIO NOGUEIRA MORENO disse:

        Bom dia!
        Não fica no sol, é uma Planta de casa em um vaso.
        Estavam juntos um bambú da sorte e comigo ninguém pode, em cima da terra havia aquelas bolinhas de argila para enfeite e acabei não reparando que a terra ficou dura, mas a água descia direto e acho que não dava tempo de absorção.
        Troquei a terra ela já deu uma animada fiz a poda tbm. Vou mandar fotos pro email.
        Obrigado.

  16. marcio pedrasi disse:

    como manter a terra sempre fertil, tenho que trocar toda terra do vaso

  17. ana ceia soares disse:

    oi boa noite;feliz de mais por ter encontrado este site.; quero saber se posso usar areia de construçao de casa mesmo para resolver o problema de terra muito dura. parabens pelo site.

    • Olá, Ana. Ficamos felizes que tenha nos achado. Você pode usar a areia de construção que é vendida nas casas de material, porém não use uma que já esteja em uma área de construção que você não saiba a procedência. Atenciosamente, Gabriela.

  18. Anaide Francisca Figueiredo disse:

    Oh eu fiz um jardim ate que ta indo pra frente mas ta muito demorado eu águo com água da cisterna to notando que o solo ta criando lodo ,isso e ruim para as plantas se for o que devo fazer?

    • Olá, Anaide. Se está ficando muito encharcado, é muito ruim para as plantas. Você terá que rever o escoamento deste jardim, para onde está saindo a água em excesso? Tem escoamento? Atenciosamente, Gabriela.

  19. Cris disse:

    Boa tarde! Necessito de comprar terra vegetal de boa qualidade para hortas e canteiros mas estou encontrando dificuldade, até encontro mas a terra é ruim, preta e socada. Poderiam me indicar um local em São Paulo (zona sul se possível) para adquirir essa terra. Grata.

  20. thereza lucia disse:

    tenho um jardim pequeno de +/- 1m x 3m. O solo fica muito encharcado qd chove, mas muito mm, parece uma piscina. Um agronono ensinou retirar uns 10 cm da terra e misturar com a mesma medida de areia grossa. pois bem fiz exatamente isso, mas não adiantou nada, continua virando uma piscina com a chuva , e nada que eu planto vai pra frente. Por favor, tem alguma coisa para resolver este problema? muito obrigada, aguardo resposta.

    • Olá, Thereza. Tudo bom? O seu canteiro é muito raso? Você sabe? O ideal é uma vez por mês quebrar a camada superficial da terra, afofar, e colocar uma camada de matéria seca para proteger, pode ser palha seca. Atenciosamente, Gabriela.

  21. Rafaela Vasseur disse:

    Oi, Moro em apartamento e tenho temperos e flores em vasos, uso terra comprada mas sempre fica cheio de mosquitinhos e mosquinhas em volta da terra (dentro dos vasinhos). Existe algum tipo específico de terra para manter vasos em locais fachados??

  22. antonia da penha euri disse:

    oi eu amo plantar,tanto hortaliças como flores,uso sempre e mais esterco de gado bem curtido,mas apesar disso a terra fica compactada e ou podre mesmo fedendo,ai a planta morre, o que faço,ah e aqueles fungos brancos nas laranjeiras ,quiabos flores ja fiz insumos caseiros e nao adianta por favor me ajude.

    • Olá, Antonia. Precisamos ter muito cuidado ao utilizar esterco, a quantidade dele é muito pouca no solo e ele precisa estar bem curtido, senão ele esquenta as raízes da planta e ela acaba morrendo. Indico que você utilize um adubo já pronto ou realize a compostagem caseira. Atenciosamente.

  23. Erika Patrícia disse:

    Boa noite! Estou praticamente iniciando minha pequena horta orgânica e me deparei com este problema da terra compactada. Acredito que seja este o motivo pelo qual minhas plantas não se desenvolvem. Vou colocar em prática estas orientações. No caso da areia, que tipo se trata e qual a medida? Muito obrigada e parabéns pelas publicações!

    • Olá, Erika. Agradecemos seu carinho. A terra compactada é um grande problema, ela limita o crescimento das raízes. Esta areia é do tipo de plantio (facilmente encontrada em lojas de jardinagem) e pode colocar 1/3 de areia para 2/3 de terra ou substrato. Atenciosamente.

  24. Juninho disse:

    Boa noite, por favor me informe porque mesmo minha terra sendo comprada(Terra vegetal) ela fica dura?
    Como não tenho espaço, utilizo garrafas pets e jardineiras para plantar, e depois de um tempo, essa terra fica muito dura e compactada.
    Grato

    • Olá, Juninho. Tudo bom? Mesmo uma terra de boa qualidade é suscetível a compactação. São diversos os fatores que compactam: chuva, rega, altas temperaturas. Por isto, o ideal é sempre regar com o regador ou mangueira próximo a terra e revolver a terra semanalmente. Quanto menor o recipiente de plantio mais rapidamente a terra fica compactada. Atenciosamente.

  25. Maria Tereza disse:

    muito rico de informações esse site. Origada pela ajuda…

  26. Obrigado pelas dicas! Adorei!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s